Livro de Estudos II e III

Livro de Estudos  II e III
Continuando com a perspectiva Crítica, agora Emancipatória

Em busca de estudos para a transformação

A Educação Física Escolar deve ser transformadora dentro do contexto Escolar. Nós Professores devemos ter uma postura crítica para avançarmos na prática pedagógica.

Livro de Estudo I

Livro de Estudo I
Educação Física Escolar na perspectiva Crítica Superadora

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Estudo VIII

A Capoeira
Alexandre Fabiano dos Santos

Analisando a atividade de movimentos nas escolas podemos ver que a capoeira tem como objetivo geral de movimentos e cultura.

Para podermos entendê-los temos que ter uma visão cultural, pois na maioria das vezes temos um olhar histórico sem conhecimento da sistematização do conteúdo, e sem falar no próprio jogo que a capoeira traz junto interligada com a cultura, que vem sendo incorporada pela área esportiva.

Em meio a está inter-relação, capoeira e escola transitam tanto interesses comuns como contraditórios, então é necessário tentar entender de forma ampla a relação entre capoeira e escola.

A Educação Física os condicionantes desta relação e as situações que trazem inter-relação para que a partir da compreensão de escola, como não sendo apenas espaço de reprodução cultural, então visualizar posturas críticas possíveis de ser adotada no trato deste conteúdo pela própria disciplina curricular de Educação Física.

É parte do contexto da capoeira a interação. Sempre propondo valores humanos defensáveis, pelos quais, através do discurso de uma educação crítica e emancipatória.

Talvez uma possibilidade interessante para o professor de Educação Física escolar, em relação à capoeira, seja a de compreender que seu papel na escola deve ser de encenar, refletir, problematizar, demonstrar uma apresentação de capoeira, praticar e proporcionar a compreensão do grupo sobre a concepção de capoeira, proporcionando o estudo crítico da capoeira, através da ação e da reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário