Livro de Estudos II e III

Livro de Estudos  II e III
Continuando com a perspectiva Crítica, agora Emancipatória

Em busca de estudos para a transformação

A Educação Física Escolar deve ser transformadora dentro do contexto Escolar. Nós Professores devemos ter uma postura crítica para avançarmos na prática pedagógica.

Livro de Estudo I

Livro de Estudo I
Educação Física Escolar na perspectiva Crítica Superadora

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Estudo VII

Didática da Educação Física 1
Elenor Kunz

Abordagem Crítico Emancipadora
Éderson Andrade

A abordagem discutida nesta obra é fundamentada na perspectiva crítica e emancipadora, que busca a libertação do sujeito a cerca de sua reflexão enquanto homem cultural e de movimentos.

O eixo então da Educação Física Escolar é o MOVIMENTO, tendo o ato de ver, experimentar, entender e transformar diferentes e múltiplas relações de tarefas e problemas apresentados e conjuntamente planejados na escola (De Fill, 2009).

Na Educação Física Escolar o foco é o movimentar-se de forma consciente, tendo a abordagem Critico Emancipadora a função de planejar, decidir, criar estratégias juntos.

Na discussão feita por Elenor Kunz é preciso que entendamos que o aluno é o centro, que a encenação temática é o principio e que a representação cultural, socialmente construída nos traz as possibilidades de mudança.

Desta forma aos elementos da Cultura Corporal, apresentada pelo COLETIVO DE AUTORES – teoria Crítico Superadora, acrescenta-se o Movimento, tornando-se em Critico Emancipadora, contudo ainda permanece com o trabalho voltado para os elementos: Esporte, Dança, Luta, Ginástica e Jogos.

Segue-se a linha Freiriana e emancipação e diálogo permanente, sabendo que a educação não muda a sociedade, mas sim muda os sujeitos que são capazes de promover tal mudança.

Kunz org. (2009) traz neste livro a discussão sobre o Atletismo, a Capoeira, a Dança e a concepção de aulas abertas, e nos apresenta que o Esporte é um elemento da Cultura e do Movimento que deve ser tratado na Educação Física Escolar de forma contextualizada, rompendo com a visão tecnicista apresentada e dada por muitos professores até hoje.

Assim, a abordagem Crítico Emancipadora traz a seqüência didática para as aulas de Educação Física na Escola, que busca a transcendência de Limites dos alunos:
1º - Encenação Temática: ato de apresentar a teoria e a prática.
2º - Problematização: discussão crítica a cerca da encenação esportiva e criação de possibilidades.
3º - Ampliação: ora de experimentar, vivenciar, praticar as possibilidades de movimentos dentro da Cultura Corporal.

O capitulo 1 discute esta perspectiva em torno do Atletismo, adentrando em suas possibilidades de movimentos e provas esportivas como corridas, lançamentos, arremessos, saltos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário