Livro de Estudos II e III

Livro de Estudos  II e III
Continuando com a perspectiva Crítica, agora Emancipatória

Em busca de estudos para a transformação

A Educação Física Escolar deve ser transformadora dentro do contexto Escolar. Nós Professores devemos ter uma postura crítica para avançarmos na prática pedagógica.

Livro de Estudo I

Livro de Estudo I
Educação Física Escolar na perspectiva Crítica Superadora

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Estudo III


















Educação Física Escolar na direção de uma nova Sintese.
Capítulo II. Metodologia do Ensino de Educação Física. Coletivo de Autores (2009)


O que é Educação Física ?
Éderson Andrade

Muitas pessoas tendem a entender a Educação Física como uma mera disciplina que faz parte do currículo escolar, em que a mesma não tem sentido, a não ser para o melhoramento da condição física dos alunos.

Podemos perceber que muitos avanços foram conquistados no campo teórico, contudo ainda se faz necessária a transposição didática, ou seja, ir para a prática. Como já discutimos em estudos anteriores, muitas aulas ainda estão ancoradas na esportivização e no desenvolvimento físico dos alunos.

Não podemos, e nem devemos negar os seus benefícios para o condicionamento físico e psicológico, mas devemos entender qual o seu significado dentro da escola.

Existem campos distintos da Educação Física, o esporte, por exemplo, fora da escola prioriza o auto rendimento, a ginástica em academias, a preparação de um corpo saudável, mas na Educação Física Escolar estes dois elementos devem ser tratados no viés cultural.

Por isso é importante entender a prática de atividades físicas fora da escola e a Educação Física escolar. São duas situações distintas em que nenhuma nega a outra.

O Coletivo de Autores (2009) nos apontou um novo caminho para o desenvolvimento da Educação Física Escolar, uma nova perspectiva que se lança na busca do trabalho com o homem em sua completude, ampliando, entendendo, reconstruindo e construindo a nossa Cultura.

Então a Educação Física Escolar volta-se para a construção da Cultura Corporal de Movimento, ou seja, todas as produções históricas produzidas pela humanidade.
Segundo o Coletivo de Autores (2009) estas produções englobam os seguintes elementos: os esportes, as danças, as lutas, as ginásticas e os jogos.

Desta forma sairemos de uma Educação Física Tecnicista e Esportivista e nos lançaremos ao estudo e práticas que reflitam sobre os fazeres da Cultura Corporal, de uma forma Crítica, fazendo com que o aluno faça a superação na sua vida cotidiana.

Entender como o esporte, a luta, a dança, o jogo e a ginástica influenciam na vida de cada um sobre um propositura de construção Cultural, tendo um posicionamento crítico frente ao seu cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário