O que devemos ensinar em nossas aulas de Educação Física na Escola?
Éderson Andrade
No estudo passado esclarecemos o que a Educação Física deve tratar no contexto escolar, não a resumindo somente a este contexto, pois a mesma está presente em muitos outros espaços como clubes, academias, e outros, com conotações diferentes.
Na Escola a Educação Física trabalha com a Cultura Corporal de Movimento, trazendo os seus elementos (jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas) com o foco nas construções culturais dentro da nossa sociedade, e não priorizando o rendimento físico.
O professor trata os elementos em uma propositura ligada a ludicidade, ao artístico e ao estético (a boniteza com diz nossa grande educador Paulo Freire), dando significações de cada aluno, de cada professor, de cada grupo, de cada escola. A dialética neste momento é fundamental, pois o ir e vir, o diálogo horizontal é a fonte da aprendizagem na Educação Física Escolar.
As construções culturais dos homens e das mulheres, todos juntos, sem a separação de gênero. Algumas escolas ainda têm o péssimo hábito de separar as meninas dos meninos, isso porque tem o seu foco no rendimento, contradizendo os pressupostos da Educação Física Escolar. Na escola podemos ter treinamento, mas isso deve ser sistematizado com horários específicos destinados para fim de competições, que também é importante.
Na perspectiva crítica as aulas devem fazer a leitura da realidade social de cada turma a partir dos conteúdos da Educação Física Escolar (jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas). É fazer o aluno a refletir, construir, analisar as situações que cada um se encontra.
Alguns exemplos:
1. LUTAS: quais são as lutas existentes em nossa regionalidade, nacionalidade e também internacionalmente? Como os seus alunos entendem a Luta? É violência? É cultural?
2. ESPORTES: a origem dos esportes; os esportes praticados no país e internacionalmente; a paixão pela Copa do Mundo; o que o mercado capitalista faz com o esporte?
3. DANÇAS: qual a diferença das danças da burguesia e do proletariado? A construção histórica das danças; o que representa cada tipo de dança na nossa sociedade.
4. GINÁSTICAS: quais os tipos de ginásticas? Onde elas nasceram? Quem pratica a Ginástica Artística e por quê? As empresas que oferecem a Ginástica Laboral oferecem por que são “boazinhas”?
5. JOGOS: o que os jogos representam na vida das pessoas? No passado quais eram os jogos? No presente quais são os jogos? Quais os benefícios do ato de jogar com os grupos de amizades ou na família?
Estes elementos da nossa cultura corporal de movimento, construída historicamente pela humanidade, devem ser trabalhados de forma espiralada, ou seja, sempre todos os elementos estarão presentes nas aulas de Educação Física, de forma especifica para cada idade, ou ciclo de idade.
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário