Livro de Estudos II e III

Livro de Estudos  II e III
Continuando com a perspectiva Crítica, agora Emancipatória

Em busca de estudos para a transformação

A Educação Física Escolar deve ser transformadora dentro do contexto Escolar. Nós Professores devemos ter uma postura crítica para avançarmos na prática pedagógica.

Livro de Estudo I

Livro de Estudo I
Educação Física Escolar na perspectiva Crítica Superadora

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Estudo I

O Contexto da Educação Física na Escola. Suraya C. Darido e Luiz S. Neto. In: Educação Física na Escola: Implicações para a Prática Pedagógica. Suraya C. Darido e Irene Rangel

Educação Física Escolar e suas mudanças durante a história
Alexandre Fabiano dos Santos
Éderson Andrade


A Educação Física Escolar passou por grandes transformações durante toda a sua história na perspectiva escolar, sendo sempre utilizada como um meio de benefícios fincados em planos políticos da classe burguesa.

Como podemos ver nas correntes Higienista e Militarista, em que a Educação Física Escolar tinha como foco dominante o desenvolvimento do ser humano na preparação do corpo guerra e a eugenia corporal, na saúde, na limpeza do corpo.

Um forte momento, também foi o Esportivista, em que o desenvolvimento do esporte era o principal foco. Além de vê-lo como condição de ascensão do país no cenário nacional, o Esporte era o único conteúdo da Educação Física Escolar, que priorizava a aptidão física e motora, o que perdura em muitas aulas ainda hoje.

No final da década de 70 e durante a década de 80 iniciou-se os novos movimentos na Educação Física Escolar, priorizando agora o homem em sua completudde, tratando da Cultura Corporal de Movimento, dando sentido a aprendizagem escolar da Educação Física.

Alguns destes movimentos foram:

Psicomotricidade
Utilizada para trabalhar com crianças os seguintes elementos: lateralidade, organização espacial e temporal; força, agilidade, reflexo, tempo, localização. Não é uma abordagem com enfoque Cultural.

Abordagem desenvolvimentista
Tem como seu conteúdo habilidades motoras básicas, habilidades especificas e habilidades motoras complexas. A temática principal fica por conta das habilidades, aprendizagem e desenvolvimento motor.

Abordagem construtivista
Tem como seu conteúdo brincadeiras populares, jogo simbólico e jogo de regras. Sua finalidade é a construção do conhecimento através do resgate de conhecimento do aluno para a solução de problemas. A temática principal fica por conta da cultura popular, do jogo e do que é lúdico.


Abordagem Crítico-Superadora
Tem como seu conteúdo os conhecimentos sobre o jogo, esporte, dança e ginástica. Sua finalidade é a transformação social, para isso usam uma tematização da aula. A temática principal é a cultura corporal em uma visão holística.

Abordagem Crítico-Emancipatória
Tem como seu conteúdo os elementos da Cultura Corporal de Movimento, afim das construção da emancipação dos alunos durante as aulas de Educação Física.

Abordagem dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs
Os Parâmetros Curriculares Nacional tem suas origens na Europa, mais especificamente na Espanha. Tem como objetivo principal a busca por uma sistematização da Educação através de temas transversais para a promoção de uma interdisciplinaridade. No Brasil, como afirma DARIDO (2003), os PCNs acreditam que eleger a cidadania como eixo norteador significa entender que a educação física na escola é responsável pela formação de alunos que sejam capazes de participar de atividades corporais, adotando atitudes de respeito mutuo, dignidade e solidariedade.

Além das abordagens apresentadas no texto, ainda existem outros movimentos que podem ou não serem sugeridos como abordagens pedagógicas para a educação física, como apresenta DARIDO (2003): sistêmica, jogos cooperativos, saúde renovada e outras.

As discussões sobre abordagens pedagógicas são muito pertinentes à Educação Física, principalmente após as questões levantadas no inicio de 1980, pois estas vêm contribuindo para o crescimento da área a partir de estudos voltados para as pesquisas humanas.

Dentro das abordagens citadas o CEJA Prof. Alfredo Marien trabalha na perspectiva Crítica, dentro da Cultura Corporal de Movimento, tratando de todos os seus elementos: danças, esportes, lutas, ginásticas e os jogos.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo estudo, fico feliz por ter professores iguais a vocês compartilhando a nossa prática educativa. Que bom poder contar com vocês. Muitas alegrias neste estudo. Abraços!!!!!!!
    Ângela Coordenadora (Ceja) ProfºAlfredo Marien

    ResponderExcluir